A auditoria sempre foi uma grande aliada para verificação de possíveis inconsistências, como a era digital está tomando conta de praticamente todas as atividades, na área de Recuperação de Créditos Tributários do Valor Tributário não é diferente.

A obrigatoriedade da geração e envio de arquivos digitais pela empresa (Sped), facilitou o acesso as informações e consequentemente os respectivos cruzamentos, com isso, além do know how da equipe altamente qualificada, desenvolvemos um aplicativo que permite interação através de uma interface simples, que trabalha de modo seguro com diversas bases de dados, aplica filtros, correções e alterações de dados em massa, finalizando com a exportação do arquivo em formato corrigido.

Com essa sistemática, criamos alguns procedimentos para analisar de modo ágil e eficaz os arquivos digitais da empresa, aplicando cruzamentos no Sped Contábil x Sped Fiscal x Sped Contribuições e comparando com os créditos apurados e possibilidades de créditos que não foram usados.

Essa auditoria visa a revisão dos arquivos digitais do PIS e COFINS, principalmente nos seguintes itens:

  • Compras para Revenda
  • Insumos tributados pelo Pis e Cofins na aquisição
  • Combustível, lubrificantes e peças da frota própria
  • Frete pago no transporte (aquisição e na venda do produto)
  • Energia elétrica
  • Serviços
  • Material de limpeza, peças, manutenção imobilizado, gastos indiretos e outros
  • Aquisição de imobilizado e Intangível (depreciações e amortizações)
  • Despesas de armazenagem
  • Manutenção dos custos e despesas pagos em produtos vendidos à alíquota zero
  • Crédito presumido agroindústria e na exportação

O objetivo dessa auditoria é o levantamento de possíveis créditos não utilizados pela empresa, que de certa forma, são esquecidos.

Logicamente que no nosso procedimento utilizamos a interpretação de decisões administrativas (Soluções e Consultas e Acórdãos do CARF) e até mesmo judiciais para aplicar na fundamentação.

O que eu ganho com isso?

No mínimo você levará um Auditoria Tributária em seus arquivos digitais sem custo algum e receberá um relatório prévio do levantamento.

Caso você tenha alguma inconsistência no Sped, na amostra analisada, será informado através do relatório.

Saiba mais sobre os demais procedimentos e metodologias aplicadas após a constatação de créditos a serem recuperados, preencha o formulário abaixo.